• Dra. Viviane Corrêa Meyer

Meu bebê está com Bronquiolite - E agora?

A bronquiolite viral aguda é uma doença que causa uma inflamação dos bronquiolos, muito frequente em bebês menores de 2 anos de idade. O principal agente causador é o Vírus Sincicial Respiratório, porém outros vírus também podem ser responsáveis.

O quadro clinico geralmente se inicia como um resfriado, com coriza, tosse e podendo ou não ter febre. No entanto, após os primeiros dias, há uma tendência de piora. Como os bronquiolos são canais estreitos no pulmão, a inflamação destas estruturas pode levar a uma dificuldade na passagem de ar. O ar passando nestes canais mais estreitos pela inflamação produz um ruído que identificamos como um chiado, assim como o ar passando num apito. Nos termos médicos o chiado pode se traduzir como sibilos e estertores. Além disso, com a dificuldade da passagem do ar, o bebê pode apresentar dificuldade para respirar e respiração ofegante. Estes sinais são sempre indicativos da necessidade de avaliação médica imediata!

O diagnóstico da bronquiolite é clínico! O raio-X de tórax pode ser necessário para afastar complicações, como pneumonias associadas, dependendo da suspeita do médico. Além disso, em alguns casos pode-se solicitar a pesquisa do vírus na secreção respiratória, mas esta não é obrigatória.

Infelizmente não há tratamento específico contra os vírus causadores da bronquiolite. Tratamos os sintomas e damos suporte, enquanto o próprio organismo combaterá o vírus. A lavagem nasal com soro e inalação com soro fisiológico são fundamentais. No Brasil é comum fazermos um teste terapêutico com broncodilatadores (Aerolin, Berotec), mas nem todas as crianças irão responder com estas medicações. A academia americana de pediatria não recomenda seu uso de rotina. A maioria das crianças pode ser tratada em casa, no entanto se há sinais de esforço respiratório, queda do oxigênio ou incapacidade de se alimentar, com engasgos ou desidratação, é necessária a internação hospitalar, para nutrição e suporte respiratório, como oxigênio.

Também não existe vacina contra os vírus que causam bronquiolite. O melhor método de prevenção é evitar o contato do bebê com pessoas doentes e pedir que todos lavem as mãos antes do contato. O palivizumab é um anticorpo contra o vírus sincicial que é administrado em injeções intramusculares mensais por 5 meses para prevenção, porém indicado apenas nas crianças com alto risco: prematuros extremos, broncodisplásicos e pacientes com cardipatias congenitas, nos primeiros dois anos de vida.

Uma questão que causa muita angústia nos pais é se o bebê com bronquiolite irá voltar a chiar. A maioria das crianças tem a bronquiolite como um quadro isolado, e por isso um quadro único de bronquiolite não complicada NÃO é indicação de início de nenhum tratamento preventivo. Alguns bebês podem se tornar bebês chiadores, e apresentar novos quadros de chiado com resfriados subsequentes. Se ocorrerem episódios frequentes (geralmente >3 em 6 meses) ou graves, aí sim deve-se considerar o início do tratamento preventivo de bebês chiadores.

7.210 visualizações0 comentário