Dar ou não dar chupeta, eis a grande dúvida que aflige muitos pais de bebês pequenos! Mas afinal, o que dizem as evidências?
A Organização Mundial de Saúde recomenda contra o uso de chupeta pois diversos estudos observacionais relacionaram seu uso a uma interrupção mais precoce do aleitamento materno. Acredita-se que isso pode acontecer por uma “confusão de bicos” causada pelo estímulo diferente de sucção da chupeta em relação ao seio. O bebê passaria então a ter mais dificuldade em ter uma mamada efetiva e iria desmamando. No entanto, como os grandes estudos são observacionais, não é possível estabelecer uma relação de causa e consequência entre as duas ocorrências. Há quem acredite que os bebês que já estão tendo alguma dificuldade de aleitamento sejam os mais prováveis de receber a chupeta, não sendo esta a causa do desmame.
O desmame precoce não é o único risco da chupeta. Seu uso é associado também a uma maior ocorrência de otites e maior frequência de mal oclusão dentária (principalmente com uso prolongado até após os 3 anos de idade). Um estudo chegou a relacionar o uso prolongado a um maior risco de hábitos orais no futuro (tabagismo, comer compulsivamente).
Por outro lado, estudos também associaram o uso de chupeta ao dormir com um menor risco de Síndrome de Morte Súbita do Lactente (SMSL), sendo seu uso recomendado pela Academia Americana de Pediatria por esse motivo. Mas vale lembrar que o aleitamento materno também é protetor contra SMSL. Além disso pode ser utilizada como sucção não nutritiva em bebês que precisaram ser alimentados por sonda ou que tem contraindicação ao aleitamento, e como adjuvante no manejo da dor.
Desta forma o uso da chupeta deve ser avaliado individualmente, pesando riscos e benefícios. Quando se opta pelo uso algumas orientações podem ajudar a minimizar os riscos. Recomenda-se não iniciar o uso da chupeta enquanto a amamentação não estiver bem estabelecida (em geral em torno de 3 a 4 semanas), e interromper seu uso até os 12 meses de idade (ou 24 meses pela associação americana de odontologistas). Oferecer apenas na hora do sono e nunca prender a chupeta no berço ou pescoço.
Fonte: Uso de chupeta em crianças amamentadas: prós e contras. 2017
Comments